SETEMBRO

11:39
Eleio de boquinhas
Em: 18/09/2014 às 09:13h por Onofre Ribeiro
A eleição de 2014 está caminhando num clima estranho. Temos de um lado uma sociedade que abriu os olhos junto com as manifestações de rua feitas pelos jovens em junho de 2013. Aqueles movimentos mudaram o sentimento de valores da sociedade brasileira a respeito da política, dos políticos, dos partidos políticos e da péssima gestão pública brasileira.Ali, o governo do Brasil perdeu uma extraordinária oportunidade de agarrar-se ao apoio popular e iniciar reformas e atender às demandas levantadas. Mas a burrice oficial aliada à prepotência e ao descaso, deixou passar a oportunidade de ouro. A opinião pública apoiaria o Poder Executivo num embate com o lamentável Poder Legislativo. Mas deixou passar.Enfim, chegamos a 2014 e todos esperávamos que a Copa do Mundo motivasse uma nova onda maior do que a de 2013. Não provocou nenhuma reação aparente. No fundo, olhando da sociedade para fora, vê-se que ela não tolera mais os valores apodrecidos que norteiam a política brasileira. Mas não sabe como agir. Talvez nem saiba mesmo votar agora em 5 de outubro. O voto, provavelmente, continuará sendo norteado pelos... Leia mais
Viagem Cuiab ao Peru
Em: 13/09/2014 às 09:22h por Onofre Ribeiro
Concluí a série de três artigos "Esquecemos os Andes", e ficou uma vontade de recordar aquela viagem de ônibus em 2000, promovida pela Federação das Indústrias, junto com empresários de Cuiabá a Lima, no Peru. Saímos de Cuiabá numa sexta-feira, viajamos a noite e o dia inteiro, com dois motoristas se revezando. Chegamos à noite em San Vicente onde dormimos. Dois dias depois chegamos a Santa Cruz de La Sierra. O ônibus tinha suspensão a ar e não suportava correr na rodovia sem asfalto. Média: 5 km/hora. No caminho passamos por cidades jesuíticas espanholas como Concepcion, perdida no cerrado boliviano, onde o barroco ainda predomina na arquitetura e se respira um ar de cultura colonial.Depois de Santa Cruz, a belíssima Cochabamba, no pé dos Andes bolivianos. E começamos a subida. Lá em cima, os Andes. Retas e curvas terríveis tanto na subida quanto na descida. Embora os motoristas se revezassem, ficávamos três pessoas junto dele na cabine do ônibus, com medo de um cochilo. A cada curva despenhadeiro de quilômetros de um lado e de outro. Cruzes aos montes nas curvas. A beleza dos Andes, a solidão da paisagem,... Leia mais
Esquecemos os Andes - final
Em: 12/09/2014 às 09:21h por Onofre Ribeiro
Este tema daria muito mais de três artigos. Encerro a série alertando que os estados do Acre já viabilizaram a ligação desde Assis Brasil até Iiñapari ( 1.226 km), e Mato Grosso do Sul, de Corumbá até Santa Cruz de La Sierra (1.868 km). Rondônia está trabalhando na mesma direção. Cuiabá está a um passo da Bolívia e até Santa Cruz dá exatos mil km ou 784 em linha reta. Faltam menos de 300 km para serem asfaltados entre San Inacio e Santa Cruz.Durante os governos Dante de Oliveira, em MT, e FHC no Brasil, tentou-se financiar através do BNDES essa obra orçada em pouco mais de US$ 200 milhões, ligando Cuiabá a Santa Cruz e daí ao oceano Pacífico. No governo Lula, Mato Grosso do Sul conseguiu ligar Corumbá a Santa Cruz e o no Acre ao Peru. Hoje Rondônia trabalha pra ligar Porto Velho ao Peru e Mato Grosso não tem política nessa direção e tampouco planos ou a mínima vontade. Porém, sua produção multiplica várias vezes a daqueles estados.Levando-se em conta os péssimos econômicos cenários de 2015 para os preços das commodities,... Leia mais
Esquecemos os Andes 2
Em: 11/09/2014 às 09:46h por Onofre Ribeiro
No artigo de ontem registramos que a população da região andina e anexa soma 40 milhões de habitantes e um Produto Interno Bruto de U$ 1 trilhão: a Bolívia, o Paraguai, o norte do Argentina e do Chile e o Peru. Em comum Mato Grosso e essas regiões tem o fato de no passado colonial terem sido colonizadas por espanhois e portugueses.A Bolívia baixa, centralizada em Santa Cruz de La Sierra dista de Cuiabá mil km, pólo importantíssimo da parte mais progressista do país. Caravanas de empresários mato-grossenses já visitaram a sua poderosa feira internacional que se realiza de dois em dois anos. Estive numa dessas caravanas. A Bolívia alta, que fica acima dos Andes, são outras etnias e outra economia. O norte do Chile e o norte da Argentina se relacionam geograficamente mal com o centro e com o sul. Estive em Antofagasta, grande porto chileno no Pacífico e em Iquique e Arica, que são portos do norte. Também em Ilo e Matarani, dois importantes portos peruanos.O leitor deve estar se perguntando o que tem a ver conosco. Alguns exemplos: esses países alimentam frangos pra consumo interno com farinha de peixe. Nós tratamos peixe com farinha de soja.... Leia mais
Esquecemos os Andes - 1
Em: 10/09/2014 às 09:45h por Onofre Ribeiro
Em 1992 o empresário cuiabano Serafim Carvalho Melo reuniu através do Rotary Club de Mato Grosso um grupo de empresários, jornalistas, profissionais liberais e rotarianos, e viajaram em dois ônibus de Cuiabá a Cochabamba na Bolívia. Foi uma aventura, porque ninguém sabia se isso era possível por terra. Descobriu-se que era e descobriu-se junto um mundo sul-americano rico e generoso para o qual Mato Grosso sempre esteve de costas.Em 2000, o presidente da Federação das Indústrias, Carlos Antonio de Borges Garcia, reuniu outro grupo de empresários e dirigentes da Fiemt numa longa viagem de sete dias de ônibus entre Cuiabá e Lima, no Peru. Participei dessa viagem. Voltei absolutamente encantado com o mundo sul-americano que vimos. Começa ali na Bolívia, passa por fantásticas paisagens, climas, serras, culturas milenares que ainda se conservam intactas, pelos fantásticos Andes, pelo Chile e finalmente uma longa viagem no deserto pela histórica rodovia Panamericana.Os irmãos Márcio e José Lacerda, à época senador e deputado estadual, naturais de Cáceres, iniciaram uma cruzada de ligação de Mato Grosso com... Leia mais